05/10/2016

2ª – COPENHAGUE

Na minha primeira vez em Copenhague, 2002. 

 Escandinávia é uma paixão. Por mais que eu tenha passado meses difíceis, melancólicos e solitários de inverno por lá, permanece como um mundo à parte, de cenários oníricos e nostálgicos.

A estátua da pequena sereia está lá... mas da segunda vez não estava; emprestada para uma exposição na China, era mostrada ao vivo num telão (!)

A escolha de Copenhague no segundo posto das minhas cidades favoritas talvez seja porque não passei tempo suficiente lá, para me fartar. Visitei três vezes, em 2002, 2010 e 2011, mas por coisa de uma semana cada. E todas as vezes encontrei uma cidade linda, acolhedora, bucólica, com gente linda por todos os lados.


Noites de Copenhague. 
Come-se bem na capital da Dinamarca, bebe-se também. A noite toda é baseada em bares, pubs e restaurantes, onde as pessoas interagem e os forasteiros ainda são recebidos com curiosidade e simpatia. Numa das vezes, conheci um grupo de meninos que me levou em rolês pela cidade; em outra conheci um filipino casado com um dinamarquês que me convidou para jantar na casa deles. Era uma casa recheada de animais empalhados e uma coleção de ursinhos de pelúcia vintage... mas a comida estava ótima. 

Amigos instantâneos de bebedeiras...


Como toda Escandinávia, Copenhague está longe de ser uma cidade barata, mas os belos parques e o visual da cidade em si já garantem os programas gratuitos. É toda planejada para o ciclista, com faixas exclusivas em todas as vias. Rodei muito por lá, me perdi e me encontrei, porque afinal não é uma cidade tão grande. 

Torto pelas noites...

A hospedagem não é barata, mas há bons albergues com quartos individuais (ou com quartos recheados de loirinhos, para quem é jovi, como eu era em 2002...). Para chegar, além do aeroporto, há trens que passam pela Alemanha e que embarcam na travessia de uma hora e pouco nas ferries pelo Mar Báltico. 

Um Botero em praça pública.
Conheci pouco mais da Dinamarca - na primeira veze estive também em Arhus, na última estiquei para Malmo, que fica ao lado, já na Suécia. Mas é um lugar a que eu gostaria de voltar, onde gostaria de me matar novamente. 

Semana que vem chego ao primeiro posto que é...?


Copenhague em 2011. 


TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...