02/09/2014

FLIPARANAPIACABA E TRADUÇÕES

Estarei este final de semana em Paranapiacapa, no primeiro festival literário de lá, numa mesa com João Silvério Trevisan e Fabiano Calixto, mediados por Eduardo Sterzi.

A programação completa está aqui: http://fliparanapiacaba2014.wix.com/fliparanapiacaba

Gostei especialmente do convite porque a mesa trata de tradução literária. Fui fazendo as contas e já traduzi quase CINQUENTA obras... Ok, muitas nem podem ser chamadas exatamente de "obras", tradução é meu trabalho de todo dia, e já fiz de livro de regime a alta literatura. Mas sempre aprendo algo (esses "guias" de estilo, de regime, por exemplo, me ensinam horrores de vocabulário, porque tenho de pesquisar nomes de tecidos, de modelos de roupa, de sapato, de maquiagem. )

Traduzi muitos juvenis, e fui me especializando na linguagem soltinha, coloquial, que se tornou meio minha marca e as editoras me procuram muito por isso. Não gosto de muita coisa que traduzo, muito livro péeeeessimo. Mas trabalho é trabalho, paga as contas, e obviamente não vou citar aqui nomes para falar mal, não seria ético.

Falo um pouquinho dos que mais gosto:

 MALDITO CORAÇÃO - JT LEROY (GERAÇÃO): Um dos primeiros que traduzi (meeeedo); é aquele livro louquíssimo daquele garoto andrógino, drogado e prostituído, que veio ao Brasil e depois se descobriu ser uma farsa. Tudo ficção. Para mim, a história só ficou melhor. Anos depois conheci Laura Albert, a verdadeira autora. Uma fofa.

Com Laura Albert, criadora do JT. LeRoy.

 A GAROTA DOS PÉS DE VIDRO - ALI SHAW (LEYA): Talvez esse seja meu favorito de todos, um livro fantástico, em todos os sentidos, sobre uma menina que começa a ter o corpo transformado em vidro e se refugia numa ilha em busca de tratamento. Traduzi quando eu mesmo me mudei para Florianópolis, então teve um sabor todo especial.

A NOIVA DO TIGRE - TEA OBRECHT (LEYA): Dos mais literários que traduzi, não à toa a autora ganhou o prêmio Orange. Um afetivo livro que flerta com o fantástico através das lendas de família rememoradas por uma jovem após a morte do avô. (Até Alcir Pécora falou bem!)

O AMOR COMEÇA NO INVERNO - SIMON VAN BOOY (SARAIVA): Traduzi os dois livros de contos do Simon Van Booy e gosto dos dois - mas talvez prefira esse. São contos afetivos, delicados, com visões muito particulares de relações amorosas.

O MÁGICO DE OZ - FRANK L. BAUM (LEYA): Esse todo mundo conhece. O texto original é bastante infantil, no bom sentido. Eu sentia que estava contando a história para uma criança.

OLHAR MORTAL - FERGUS MCNEIL (NACIONAL): Saiu recentemente, é um thriller contado do ponto de vista do psicopata e do policial que o persegue. Bem divertido e inovador.

HATER, ÓDIO MORTAL - DAVID MOODY (SARAIVA): Basicamente um livro de zumbis - uma epidemia que varre o planeta e gera um ódio instantâneo que divide a humanidade. Bem divertido e hardcore. Estou esperando o filme.

O UNIVERSO CONTRA ALEX WOODS - GAVIN EXTENSE (ROCCO): Também saiu recentemente. Podia ser um livro piegas sobre a amizade de um velhinho mal-humorado com um adolescente nerd, mas o autor acerta em cheio na dose para tratar da eutanásia.


São agora doze anos dessa carreira - e confesso que morro de medo das primeiras coisas que traduzi... Na verdade, tenho medo de todas as traduções que vão ficando para trás, porque sempre acho que estou melhorando, aprimorando, sempre acho que hoje traduziria melhor algo feito a um, dois anos...

(Mas tenho mais medo mesmo da Marina Silva. Meeeeeedo.)

Para colocar a lista completa aqui, puxei da memória, da estante, chequei meus arquivos e entrei no site da Livraria Cultura. Na real, acho um saco digitar lá "Santiago Nazarian" e aparecer mais coisas do que eu traduzi do que meus próprios livros (por que meu nome como tradutor se mistura com o de autor na ferramenta de busca da livraria?). De qualquer forma, ajudou, porque já fica difícil de eu lembrar todos os títulos, autores, editoras...

Certo de que esqueci alguma coisa, mas a lista quase completa é essa:

 Metrossexual, Guia de estilo - Michael Flocker (Planeta)
- Quando Eu Era o Tal - Sam Kashner (Planeta)
- Fan Tan - Marlon Brandon, Donald Cammel (Nova Fronteira)
- Maldito Coração - J.T. Leroy (Geração Editorial)
- Rosa - Gus Van Sant (Geração Editorial)
- Alguma Coisa Invisível - Siobhan Parkinson (Nova Fronteira)
- O Violino Voador - Siobhan Parkinson (Nova Fronteira)
- Este Livro Vai Salvar Sua vida - A. M. Homes (Nova Fronteira)
- Os Filhos do Imperador - Claire Messud (Nova Fronteira)
- Pão de Mel - Rachel Cohn (Record)
- Siri - Rachel Cohn (Record)
- O Sonâmbulo - Jonathan Barnes (Mercuryo)
-Moby Dick/Oliver Twist/ Raptado/ O Corcunda de Notre Dame/ Viagem ao Centro da Terra (série de quadrinhos para a Ibep)
- Dizem que Sou Louco - George Haar (Ática)
- Cacos de Vida - Sally Grindley (Ática)
- A Vida Secreta dos Apaixonados - Simon Van Booy (Saraiva/Arx)
- Príncipe de Histórias, Os Vários Mundos de Neil Gaiman - (Geração Editorial)
- Você Sabe Onde me Achar - Rachel Cohn (Record)
- O Amor Começa no Inverno - Simon Van Booy (Saraiva/Arx)
- Hater - David Moody (Saraiva/Arx)
- Noturno de Havana - T. J. English (Cultrix)
- Emily, a Estranha - (anônimo) (Record)
- Bowie - Uma Biografia (Saraiva/Arx)
- A Garota dos Pés de Vidro - Ali Shaw (Leya)
- O Mágico de Oz - Frank L. Baum (Leya)
- A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - Washington Irving (Leya)
- O Ladrão de Crianças - Brom (Saraiva/Arx)
- A Noiva do Tigre - Tea Obrecht  (Leya)
- Ladrão de Almas - Jana Oliver (Farol)
- A Filha do Caçador de Demônios - Jana Oliver (Farol)
- Quentin Tarantino - Paul A. Woods (Leya)
- Aurora - Julie Bertagna (Farol)
- Condenada - Chuck Palahniuk (Leya) 
- Academia Knightley - Violet Haberdasher (ID)
- Guia de Estilo Squire (Ibep)
- O Príncipe Desencantado - Tony Ross (Record)
- Magra Para Sempre - Jilliam Michaels (Nacional)
- Guia para Dona de Casas Desesperadas - Caroline Jones (Nacional)
- O Teste - Joelle Charboneau (Gente)
- Emily the Strange - Os Dias Perdidos (Record)
- Olhar Mortal - Fergus McNeil (Nacional)
- Os Escolhidos de Gaia - Marcela Mariz (Autêntica)
- O Universo Contra Alex Woods - Gavin Extence (Rocco)
- Dark House - Karina Halle (Gente)
- O Amor em Jogo - Simone Elkeles (Globo)
- Maldita - Chuck Palahniuk (Leya)


E mais sobre o tema... desenvolvo domingo, na Fliparanapiacaba. 

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...