09/10/2011

EU VELEJAVA EM VOCÊ



Dussek e o Matogrosso.


Estou fugindo novamente da cidade, do estado e do país, passar um tempo fora. E esses dias já estava na Livraria Cultura fazendo compras de Natal. Comprei (só agora) o CD de samba da Adriana Calcanhotto; comprei um DVD chamado O Ataque das Víboras (ainda não vi), comprei uns presentes pra dar para minha irmã grávida - o do Filipe Catto, o "de brinquedo" do Pato Fu, junto daquele brinquedo "Pula Pirata", que descobri que é um péssimo presente para dar para uma mulher grávida, porque fica aquela tensão e aquele susto com o pulo do pirata...

E no meio das compras encontrei o novo cd (ao vivo) do Dussek - Dussek é Show. Lembrei que até fui convidado para a gravação (no Rio) mas como era (no Rio) não fui. Comprei CD e DVD para mim mesmo.

Dussek é show mesmo. É genial. Para quem é jovenzinho: um puta compositor e pianista que estourou nos anos 80, com músicas de sátira. Foi inclusive uma das atrações do primeiro Rock in Rio. Para quem não é tão jovenzinho assim, é bom lembrar que - além das músicas de sátira - Dussek é autor de grandes pérolas da MPB, na voz de Zizi Possi, Ney Matogrosso (que canta com ele no CD/DVD), Cauby Peixoto, entre outros. "Eu Velejava em você", música dele consagrada por ele mesmo, é lindíssima, e eu só fui me tocar agora, ouvindo esse novo registro.

Eu já velejei em você
E foi bom de doer
Mas foi, como sempre, um sonho
Tão longe, risonho
Sinto falta,
Queria lhe ver...

Por que eu gosto de Dussek? Por que eu gosto de Dussek? Porque ele é um dandy! Claro! É dos poucos autênticos dandies brasileiros. De talento. Um puta músico, puta pianista, que não têm hoje o reconhecimento que merece. Vendo o DVD fico até emocionado - deixando o lado stand-up comedy, que eu detesto e que na verdade é um seat-down comedy, porque ele faz sentado ao piano - Dussek prova como é um puta pianista, show man, que remete mais aos shows de cabaret do que as piadinhas de hoje em dia. Para falar a verdade eu até adiantei as introduções/piadas para vê-lo debulhando ao piano de cauda.


Dussek merece como ninguém um piano de cauda.


Para você ter uma ideia do que estou falando, colo esse vídeo aqui, que é antigo, mas não achei nenhum vídeo desse DVD novo no Youtube:







E é isso. Minha missão neste mundo não fica completa se não colonizar Dussek em sua mente. È o que eu sempre falo: PELARMODEDEUS, quem precisa de mais um escritor indicando Chico Buarque e Caetano Veloso, PELARMORDEDEUS!!!!


MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...