11/09/2009

FOSSA NOVA

Filipe Catto.


Acabo de voltar do Rio. Fui e voltei. Minha mesa com Michel Melamed e Cecília Gianetti foi... truncada. Michel parou recentemente de fumar e estava subindo pelas paredes; Cecília está com a perna quebrada, tomando remédios, e errou todo o hino nacional; eu estava aéreo e hiperativo como sempre, e acho que o debate acabou não tendo liga, foi arrastado, apesar de ter tido seus momentos...




Valeu pelo pessoal que foi. Estava cheio; as perguntas da platéia foram a melhor coisa; e o querido Gustavo de Souza registrou o evento e me mandou as fotos (porque esqueci de levar câmera). Foi ótimo conhecer pessoalmente também o Italo Moriconi (que organizou as mesas) e a mediadora Suzana Vargas, que falou maravilhas de "O Prédio, o Tédio e o Menino Cego".



(Ana Paula Maia, Strausser e Simone também apareceram por lá.)


(Aproveitando, no Rio vi a excelente resenha do meu livro na Istoé Gente [de Marcelo Lyra] e no Programa Leituras da TV Senado [bom que ainda existam resenhas dentro de um programa de TV; este apresentado por Maurício Melo Júnior.])

Voltando ao tema inicial deste post, a trilha sonora da viagem foi o disco do gaúcho-pitéu Filipe Catto, Saga. Já tinha ouvido falar dele há aaanos, mas dia desses a queridíssima Marion Velasco me lembrou, me passou um link e acabei baixando seu EP de estréia. Fui ouvir durante os vôos.

Filipe é fa-bu-lo-so, e nós temos de fazer ele bombar.

No EP tem chorinho, tem tango, tem samba, tudo composição de primeiríssima qualidade do próprio Filipe; é uma mistura coesa e já tem uma personalidade muito bem definida. A voz do menino também não fica atrás, lembra cantoras como Elis, Adriana Calcanhotto no começo de carreira e Ney Matogrosso, obviamente andrógina. Ele faz o que quiser com a voz.

“Ascendente em Câncer” (um tango) é minha favorita das seis faixas do disco; “Ressaca” também é bem gostosa, música de fossa para encher a cara. Minha única queixa é que o repertório de estréia é todo muito sério, muito grave, eu adoraria vê-lo fazendo algo um pouco mais pop (ou irônico).

Você pode baixar o álbum (e saber mais sobre o trabalho), no próprio site dele:


http://filipecatto.com.br/

Aqui embaixo, tem uma pequena amostra...





(Quero gente como ele no poder!)

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA

(Publicado na Ilustríssima da Folha deste domingo) Do que devemos proteger nossas crianças? Como não ofender quem acredita no pecado? Que ga...