04/06/2009

RITMO DE FESTA
Fábio, eu e Aline, em festa da Vice esta semana.

Esta semana Alê (Matos) veio aqui com as provas de impressão do livro novo. Vai ser impresso num preto um pouco diferente - que para mim parece a mesma coisa - para valorizar a arte.

Ele está cuidando de toda a parte gráfica com a Record, e é bom poder mexer nisso, porque eu sempre gosto de meter o bedelho em TODO o processo do livro, da escrita à divulgação, passando pela arte, diagramação, textos de orelha e release, estratégia de lançamentos, evento...

O evento: Aqui em SP será no final de julho. Depois dou mais detalhes, senão você esquece. Fora de São Paulo é aquela coisa, ainda em aberto. Muita gente está me perguntando se vou fazer lançamento no Rio, em Recife, Porto Alegre, mas a questão é que não compensa mesmo fazer uma noite de autógrafos convencional por aí à fora. Pense, em quantos lançamentos de autores que você admira - mas não conhece pessoalmente - você já foi? Leitores não vão a lançamento. Quem vai a lançamento é família, amigos, conhecidos.

Em cidades como Rio e Recife, em que eu tenho um bom público, acho que eu conseguiria levar uns 20-30 leitores pra um lançamento. É pouco, não compensa. Por isso, quando faço lançamento, tem de ser dentro de um evento maior, que já tenha um público em si, como Bienais, Feiras do Livro ou mesmo uma mesa redonda com autores locais, que tragam seu público.

Em Porto Alegre eu sempre fiz, porque morei lá e tinha muitos amigos. Mas agora já está distante também, não dá certo. (Meu primeiro lançamento lá vendeu uns 100 livros, no segundo uns 50, no terceiro... Vamos mudar de assunto?)

Eu queria armar um esquema de mandar o livro autografado para todo o Brasil, mais ou menos como fiz com "Olívio", mas a venda e a distribuição estão à cargo da Record e seria inviável fazer isso num lançamento (pela logística e a grande quantidade envolvida). Então vou ficar devendo o autógrafo para os pontos mais distantes do país (e eu vejo que este blog é acessado dos recantos mais reconditos).

De qualquer forma, fora o lançamento, já estão surgindo uns eventos por aí, vou avisando.

Para o pessoal que me escreve pedindo que eu lembre do lançamento, mande convite, etc, vou tentar. Mas o blog existe principalmente para isso, para divulgar essas coisas e falar com quem não consigo falar pontualmente. Por favor, cheque aqui as novidades, datas e etc. Estão todos convidadíssimos para o quer que eu faça. Adoro conhecer pessoalmente os leitores nessas horas.

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...