27/10/2008

MAIS UMA DE JACARÉ




Hum, posso dizer que em pleno final de semana da Mostra de Cinema, Satyrianas e Bienal do Vazio eu fui ver um novo filme de crocodilo assassino?





"Morte Súbita" é bacana. Não é ótimo, claro, mas é bacana. História de um grupo de turistas que fica preso numa ilhota num rio da Austrália, vigiados por um enorme crocodilo.

O filme foi dirigido por Greg McLean, que fez "Wolf Creek" (outro filme bacana, mas sem grandes novidades). Tem imagens bonitas da natureza, alguns crocodilos reais e uma tensão razoável. O crocodilo em si não aparece muito, mas aparece bem, bem desenhado em CG. Talvez o que falte no filme seja uma pegada mais trash - sabe como é, a gente não vai ver filme de crocodilo assassino esperando arte, quer ver é morte, sangria, o bicho em plena ação. E isso tem pouco. Morre pouca gente. E o filme se leva muito a sério.


Ao menos é melhor do que "Primitivo" (filme também recente de crocodilo assassino). Esse sim é uma imbecilidade, metido a thriller político, com um bicho que só aparece no escuro e na chuva.






O melhor mesmo continua sendo "Pânico do Lago", que se assume como diversão tosca, com um humor negro debochado e o melhor crocodilo já feito no cinema (hora em CG, hora em animatronic).


E tem o clássico dos anos 80 também, "Alligator", que é tosquíssimo, mas divertido. Filme da minha infância, da época em que ainda se usavam jacarés reais para filmes assim.



(Helmut Newton)

Quando lancei "Mastigando Humanos", tive de responder tantas vezes a "Mas por que um jacaré?" Então agora quando me perguntam por que gosto de jacarés, crocodilos e répteis em geral, eu posso simplesmente responder: "Porque escrevi um livro sobre isso."



"Morte Súbita" está em cartaz nos cinemas toscos por aí. Eu vi no Shopping Paulista, que é baratinho e tinha QUATRO pessoas em pleno sábado à noite. Assim que eu gosto.

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...