25/09/2005

SEQ.7 – SALA. INT. DIA.

Veste as meias na sala. Uma delas tem um furo no dedão. Ele puxa a meia para esconder o furo e veste o tênis. Vai até a estante da sala, abre a primeira gaveta e vasculha entre contas, cartas e comprovantes de pagamento. Encontra algumas notas de real. Coloca direto no bolso. Sai da sala, mas a câmera permanece. Em off pingos novamente na privada. Em off descarga. Ele volta à sala e sai pela porta da rua. A câmera focaliza a porta fechada. – Elipse de tempo - Em off uma leve batida e o barulho de chaves. A maçaneta gira com cuidado. Ele entra carregado de sacolas de supermercado. Coloca-as sobre a mesa da sala e sai de quadro. A câmera continua focalizando a porta aberta, por onde passa um vulto dando uma leve espiada. Em off o ruído das gotas na privada, a descarga. Ele corre de volta para a sala e fecha a porta. Procura um chocolate nas sacolas. Pega o chocolate, sai da sala. Em off a televisão ligada. Depois de alguns instantes ele volta à sala, pega as sacolas e as leva para a cozinha.

(Trecho de "Feriado de Mim Mesmo" - o roteiro, que fiz para Eliane Caffé - diretora de "Narradores de Javé" - no ano passado. Eliane ganhou um edital para outro projeto e o futuro de "Feriado" no cinema é incerto. Ainda há esperança, mas, enquanto isso, aproveito o prazer tranqüilo de fazer traduções e preparar meu próximo romance.)

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...