31/03/2005

A PENA, A ESPADA E A FRUTICE

Ui! Coluna social do Estadão, hoje, foto minha e da minha mãe assinando livros na Casa do Saber.

E já estava quase me esquecendo, a queridíssima Renatinha Simões, apresentadora do Multishow, que esteve no meu lançamento, avisou que falou do livro em seu programa, que vai ao ar hoje, 23h45, com reprise nos dias 01/04, 8h30 e 13h30, e 02/04, 12h.

Ontem fui ver "Herói", do chinês Zhang Yimou. É lindo, lindíssimo, lutas impressionantes, pra calar a boca de quem gosta daquele pastiche tosco do Tarantino (Kill Bill? Pfffff...). A fotografia é mesmo impressionante, exagerada até, cinema ultra plástico. Mas só. Quer dizer, só não, já é quase mais do que o suficiente. O problema do filme talvez seja a filosofia. Sabe como é, aquele lado burro do Oriente (talvez o lado que o Ocidente mais tenha se apropriado, exatamente por ser o mais burro e mais fácil de se entender), aquelas filosofias Ying & Yang que hoje se encontram em qualquer livro de auto-ajuda. "O verdadeiro guerreiro não precisa de espada, porque luta pela paz". Pois é, o filme fala demais. Nesse ponto, a poesia hermética de "Dolls" (Kitano) dá de dez. E, isolando-se apenas as lutas, "O Tigre e o Dragão" também é melhor.

Mas valeu. Meu filme oriental favorito (que talvez seja meu FAVORITO ABSOLUTO) continua sendo... "Adeus Minha Concubina".

MESA

Neste sábado, 15h, na Martins Fontes da Consolação, tenho uma mesa com o querido Ricardo Lisias . Debateremos (e relançaremos) os livros la...